Ouça agora na Rádio

N Notícia

5 benefícios de ser solteiro, segundo a ciência

FOTO: CC0 Public Domain/pixabay

5 benefícios de ser solteiro, segundo a ciência

Diversos estudos contestam a teoria de pessoas casadas são mais saudáveis. Confira as vantagens de ser solteiro!

Cansado de ser solteiro? Não se preocupe, a ciência dá algumas vantagens de não estar um relacionamento amoroso estável. De acordo com diversos estudos, as pessoas solteiras têm uma vida com mais amigos e interação social, além de possuírem mais objetivos e determinação para alcança-los. Todas as informações são do site MINHA VIDA, acesse! 

 A turma dos solteiros garante: solteirice e solidão são duas coisas bem diferentes. Estar solteiro muitas vezes significa ter liberdade para fazer aquilo que sente vontade quando e onde quiser. No o Brasil existem mais de 77 milhões de solteiros.

"Todos nós crescemos ouvindo: 'case-se e você não se sentirá sozinho'. Mas eu nunca achei que essa seria a minha história. As preocupações com as dificuldades da solidão podem ofuscar os benefícios de ser solitário", revelou, em uma palestra recente do TedX, a pesquisadora americana Bella DePaulo, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Há mais de uma década, a pesquisadora tem estudado a felicidade nesse grupo de pessoas, indicando que que estar sozinho proporciona uma série de benefícios psicológicos e físicos. No ano passado, Bella fez um levantamento com mais 800 estudos sobre pessoas solteiras e casadas, descobrindo algumas vantagens de ser solteiro. Desta forma, o Business Insider indicou cinco vantagens que os solteiros possuem:

1 - Solteiros têm laços mais fortes com seus amigos

As pessoas solteiras são mais propensos a manter contato frequente com seus amigos e familiares. A descoberta foi revelada em 2015 na pesquisa de Natalia Sarkisian, da Faculdade Boston, e de Naomi Gerstel, da Universidade de Massachusetts. Para o estudos, as pesquisadoras analisaram as diferenças dos relacionamentos com parentes, vizinhos e amigos entre casados e solteiro.

Os resultados mostraram que os solteiros eram mais propensos a ter contato e receber ajuda de pais, irmãos, vizinhos e amigos do que os casados. Segundo Bella, para ter uma boa saúde é importante ter pessoas com as quais você possa se abrir, mais do que ter ou não um parceiro.

2 - Solteiros possuem mais autonomia e satisfação

De acordo com uma análise de dados do National Survey of Families and Households, as pessoas solteiras tem mais chances de ter experiências de crescimento pessoal do que os casados. Neste estudo, foram analisadas mais de mil pessoas que sempre estiveram solteiras e mais de 3 mil pessoas que estavam casadas desde 1998.

A pesquisadora americana afirma o sentimento de plenitude não vem apenas do amor, mas também da autonomia, propósito e da sensação de estar no comando de nossas vidas.

"Ainda que o casamento continue a promover bem-estar para tanto homens quanto mulheres, em alguns casos - como autonomia e crescimento pessoal - os solteiros se saíram melhor do que os casados", disse Bella DePaulo.

Os solteiros que participaram desse estudo concordaram mais com duas frases: "Para mim, a vida tem sido um processo contínuo de aprendizado, mudanças e crescimento" e "Acho importante ter novas experiências que desafiem como você vê a si mesmo e ao mundo".

 

3 - Solteiros praticam mais exercícios

Muitas pessoas dizem que depois do casamento é difícil manter a forma e esse teoria pode ser real. O Departamento de Saúde do Reino Unido realizou um estudo com o intuito de descobrir se os britânicos faziam a quantidade de atividade física recomendada pela OMS. O resultado revelou que pessoas casadas fazem muito menos atividade do que os solteiros.

Os dados publicados no jornal Telegraph mostram que apenas 27% dos entrevistados faziam atividades como recomendado, sendo que 76% dos homes e 63% das mulheres eram casados. "Geralmente, as pessoas casadas são mais velhas e têm mais responsabilidade com crianças e outros fatores. Esses aspectos podem estar prejudicando seus padrões de atividade", analisou o professor da Universidade St Mary's, no Canadá.

Um estudo publicado no periódico Social Science and Medicine em 2014 comparou o índice de massa corporal (IMC) de cerca de 4,5 mil pessoas em países europeus, descobrindo que as mulheres e homens solteiros tinham, em média, IMC menor do que os casados.

4 - Homens casados são menos generosos

Segundo uma pesquisa, depois o casamentos os homens tendem a dar menos presentes do que os solteiros. Para chegar a esta descoberta, pesquisadores entrevistaram milhares de americanos entre 1987 e 1988. Após cinco anos, Bella descobriu que os homens que se casaram entre uma pesquisa e outra deram, em média, US$ 1.875 menos em presentes a seus amigos quando eram casados do que quando ainda estavam solteiros. No entanto, a pesquisa não se aplica às mulheres.

Por outro lado, eles descobriram que os divorciados deram mais presentes do que quando eram casados, aproximadamente US$ 1.275 mais.

5- Solteiros aproveitam melhor o tempo quando estão sozinhos

Para o psicoterapeuta Amy Morin, a solidão pode proporcionar uma série de benefícios à saúde mental, além de ajudar as pessoas a serem mais produtivas e criativas. "Passar algum tempo sozinho não precisa ser solitário. Isso pode ser a chave para um conhecimento melhor sobre você mesmo", comentou.

FONTE: MINHA VIDA
Link Notícia