Ouça agora na Rádio

N Notícia

Descubra a vida e os segredos do misterioso 'assassino' de exoplanetas (VÍDEO)

FOTO: CC BY-SA 2.0 / John Smith / universe

Descubra a vida e os segredos do misterioso 'assassino' de exoplanetas (VÍDEO)

A estrela que recentemente começou sua transição para gigante vermelha gostaria de estar sozinha e por isso 'matou' todos os seus vizinhos?

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

Um grupo de astrônomos estadunidenses publicou um estudo que contém a hipótese que a estrela RZ Piscium destruiu os exoplanetas localizados na sua órbita.

Essa suposição apareceu depois de os cientistas terem começado a investigar o obscurecimento periódico pouco comum da estrela que pode durar até dois dias.

Revelou-se que o brilho da RZ Piscium — que se encontra à distância de 550 anos luz da Terra, na constelação de Pisces — diminui devido às nuvens de gás e poeira espacial que giram à volta desse corpo celeste.

Ao medir a quantidade de lítio presente na superfície da RZ Piscium, os astrônomos determinaram que a idade da estrela conta 30-50 milhões de anos. Por outro lado, considerando a alta quantidade de radiação que emite, deveria tratar-se de uma formação celestial jovem.

Segundo indicam os cientistas, as nuvens de poeira das estrelas jovens desaparecem de suas órbitas em poucos milhões de anos depois do seu nascimento.

Assim, as nuvens de poeira e gás na órbita da RZ Piscium podem resultar da destruição de seus exoplanetas devido ao aumento de tamanho da estrela, que recentemente começou sua transição para gigante vermelha.

As investigações sobre a vida desse corpo celeste foram levadas a cabo por meios do Observatório Espacial de Raios X XMM-Newton da Agencia Espacial Europeia, pelo telescópio refletor de três metros Shane, que fica no Observatório Lick (Califórnia, EUA), e pelo telescópio de 10 metros Keck I, do Observatório do Havaí.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia