Ouça agora na Rádio

N Notícia

CC BY 2.0 / Images Money / Dollar

FOTO: CC BY 2.0 / Images Money / Dollar

Verdadeira fraude é o dólar e não o bitcoin, diz especialista

O primeiro mês de 2018 foi marcado por uma forte queda no mercado das criptomoedas, que se desvalorizaram consideravelmente em relação ao dólar. Qual será o futuro do bitcoin?

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

Hoje a taxa de câmbio do bitcoin continua caindo. John McAfee, reconhecido programador de computadores e especialista em criptodivisas, disse, em entrevista ao canal de televisão RT, que devem ocorrer desvalorizações semelhantes duas ou três vezes ao ano durante os próximos cinco anos.

"Os bancos, os governos e as pessoas a quem as criptomoedas causaram maior dano estão em pânico. O JP Morgan, o maior banco dos EUA é o que parece estar mais assustado com o avanço das criptodivisas, porque se arrisca a sofrer grandes perdas", sublinhou McAfee. Além disso, o especialista mencionou as declarações de Jamie Dimon, CEO do banco, em setembro passado durante um programa de televisão transmitido pela CNBC.

Jamie Dimon afirmou que o bitcoin é uma fraude. Depois de fazer essas declarações, o bitcoin se desvalorizou 40% em relação ao dólar em apenas uma hora.

"No dia seguinte participei do mesmo programa e disse que a verdadeira fraude não é o bitcoin, mas o dólar norte-americano. Para obter um bitcoin gastei 2.000 dólares [cerca de R$ 6.300]. Entretanto, são necessários apenas cinco cêntimos [R$ 0,15] para emitir uma cédula de 100 dólares. Então, que esquema parece mais uma fraude?", questiona o especialista. 

Segundo McAfee, os banqueiros tentariam fazer o possível para causar o máximo dano às criptomoedas. Anteriormente, o JP Morgan empregou seus consultores mais influentes em matéria de investimentos para declararem que as autoridades de diferentes países planejam pôr fim a todas as criptomoedas.

"Os governos simplesmente não podem pôr fim ao bitcoin, ao ethereum, ao monero ou a outras criptodivisas. É impossível. Há que aceitar este fato e ficar tranquilo. A taxa de câmbio do bitcoin vai voltar aos índices anteriores em uma semana ou é possível que até os supere", concluiu o especialista. Entretanto, McAfree acrescentou que esse tipo de quedas continuará acontecendo esporadicamente no futuro.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia