Ouça agora na Rádio

N Notícia

Ivoti sedia a formação de bombeiros voluntários

FOTO: O Diário

Ivoti sedia a formação de bombeiros voluntários

.

Ivoti – Os moradores do município já perceberam que há novidade na cidade. A corrida de um pelotão pelas ruas no início da noite de sábado deu a dica: tem bombeiro em formação. Desde a última sexta-feira, dia 1º, 35 candidatos a bombeiro voluntário iniciaram o curso de preparação para compor os efetivos de Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, Novo Hamburgo e Campo Bom.

De sexta-feira até a noite de ontem aconteceu a primeira etapa de treinamentos, que prevê mais dois finais de semana de atividades intensas com os participantes, com término previsto para o dia 17.l
 
ESFORÇO

O curso, que é gratuito e realizado por militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, prevê aulas teóricas em sala de aula e práticas, no Centro de Treinamento Operacional do pelotão ivotiense. Os candidatos recebem instruções sobre técnicas de combate a incêndio e de busca e salvamento de pessoas. Os candidatos são submetidos ao treinamento do mesmo tipo aplicado aos militares, inclusive nas relações entre instrutores e alunos.

Na tarde de sábado, o grupo teve práticas de busca e salvamento em ambiente colapsado, em ambiente confinado com fumaça e salvamento aquático. Na piscina o trabalho foi coordenado pelo sargento Alexandro da Silveira, que atualmente está na Operação Golfinho, mas ao final do período deve retornar ao comando da corporação de Ivoti. “O treinamento requer muito esforço dos participantes. Superar seus limites para salvar vidas. Eles estão sendo avaliados constantemente por todos os instrutores”, explica.

Nos dois próximos finais de semana os candidatos seguem com as aulas e a previsão é de que em 2018 já passem a atuar. Ivoti e Estância Velha devem receber oito voluntários cada, e Dois Irmãos deve receber seis. Os demais serão divididos entre Campo Bom e Novo Hamburgo. Esta será a primeira vez que o quartel hamburguense contará com bombeiros voluntários no efetivo.
FONTE: O Diário
Link Notícia