Ouça agora na Rádio

N Notícia

Dois Irmãos - Rotação de culturas e tecnologias tornam terra rentável

FOTO: O Diário

Dois Irmãos - Rotação de culturas e tecnologias tornam terra rentável

Região

Dois Irmãos- Tornar a propriedade lucrativa, de forma que os descendentes dos produtores rurais permaneçam no campo, é o grande desafio vencido por Ismael Henrich, do Vale Direito. Tecnologia e rotação de culturas são ingredientes importantes nessa receita de sucesso. O avô Pedro Henrich adquiriu a área, o pai João Romeu, deu continuidade, e Ismael ajuda a impulsionar a produção e os negócios. Nesses11 anos que ele assumiu a gestão, a propriedade aumentou bastante a sua produtividade.
Os antepassados de Henrich trabalhavam na produção de leite de vaca, que era vendido para a Cooperativa Piá, mas o carro-chefe sempre foi as verduras em geral. Ismael, que participou de um, curso do Senar aos 18 anos e ampliou a sua visão de negócios a partir daí. Hoje, com 35 anos, o produtor chega a produzir 750 toneladas de milho silagem, que é vendido na região.
Há cerca de 12 anos atrás a propriedade da família tinha um micro trator Tobata e um Agrale 4100. Ismael assumiu os negócios em 2006, ano em que adquiriu um trator modelo 250. Anos mais tarde chegou um trator mais moderno modelo 4290, com cabine, ar condicionado e, inclusive, rádio.
E de apenas dois implementos de uma década atrás, hoje já existem 20 equipamentos que auxiliam a agilizar o trabalho no preparo do solo, distribuição de esterco e calcário nos canteiros. A aquisição mais recente é um escarificador, que não remove o solo nem o inço, mas afofa terra, permanecendo a camada produtiva. Organização, trabalho e rotação de culturas é a receita de sucesso, esclarece o produtor, que quer tornar a propriedade livre do uso de agrotóxicos em um futuro próximo. O curso de boas práticas visa atender exigências do Estado, e  minimizar o impacto dos produtos químicos na saúde da população e dos próprios produtores.
FONTE: O Diário
Link Notícia