ESPECIAL: depressão pós-parto é um mal silencioso que atinge muitas mães
17/07/2019 09:20 em Novidades

Fique atento aos sintomas típicos da depressão pós-parto que são melancolia intensa, desmotivação profunda diante da vida, ausência de forças para lidar com a rotina e muita tristeza, acompanhada de desespero constante.

Além disso, outros sinais bem claros podem ser facilmente identificados como a perda de interesse por atividades diárias, pensamento na morte ou suicídio, vontade súbita de prejudicar ou fazer mal ao bebê, perda ou ganho de peso, vontade de comer mais ou menos do que o habitual, dormir muito ou insônia, inquietação e indisposição constante, cansaço extremo, sentimento de indignação ou culpa, dificuldade de concentração e tomada de decisões, ansiedade e excesso de preocupação.

Já os casos mais graves de psicose pós-parto, os sintomas, que começam geralmente durante as primeiras três semanas após o parto, incluem, desconexão com o bebê e pessoas ao redor, sono perturbado, mesmo quando o bebê está dormindo, pensamento confuso e desorganizado, vontade extrema de prejudicar/fazer mal ao bebê, a si mesma ou a qualquer pessoa, mudanças drásticas de humor e comportamento, alucinações, que podem ser visuais, auditivas ou olfativas, e pensamentos delirantes e irreais.A triste história da mãe de 39 anos que cometeu um infanticídio seguido de suicídio, neste final de semana, em Santa Catarina, reabriu a discussão sobre a depressão pós-parto, suas causas e a importância em detectar sintomas para evitar consequências trágicas.

A depressão pós-parto é uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto. Em alguns casos, a situação pode se complicar e evoluir para uma forma mais agressiva e extrema da depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto. A depressão pós-parto traz inúmeras consequências ao vínculo da mãe com o bebê, sobretudo no que se refere ao aspecto afetivo.

Principais causas e sintomas

Não existe uma única causa conhecida para depressão pós-parto. Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais.

Conforme a psicóloga Roberta Monteiro, coordenadora do Caps – Centro de Atenção Psicossocial, o parto é apenas um gatilho para desencadear a depressão em pessoas que tenham pré-disposição à depressão por diversas causas.

No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez. Além disso, outros fatores podem provocar a depressão pós-parto, como a privação de sono, alimentação inadequada, falta de apoio do parceiro e da família, depressão, ansiedade, estresse ou outros transtornos mentais.

 

COMENTÁRIOS