Falta de chuva resulta em quebra de até 40% na agricultura de Dois Irmãos e Morro Reuter
03/02/2020 15:34 em Novidades

Dois Irmãos – De acordo com Pedrinho Becker, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter, as perdas causadas pela estiagem dos meses de dezembro e janeiro são irreversíveis. Mesmo que o quadro de chuvas se normalize, não tem o que fazer para recuperar os. Neste momento o que cabe é trabalhar alternativas para não passar pelo mesmo problema nos próximos ano.

Moradores de Dois Irmãos se unem em corrente de solidariedade

“Em Dois Irmãos a estiagem trouxe prejuízos em todas as áreas dentro da agricultura. Mas a produção leiteira foi a que mais sentiu. A quebra foi de 35 a 40% devido à baixa qualidade das pastagens. O milho, que é bastante usado na silagem teve queda de mais de 40%. Diante desse quadro de redução na produção de alimentos para os animais, com menos silagem e de qualidade inferior, os criadores de gado terão de antecipar e ampliar as pastagens, com aveia e azevém. O milho plantado nos meses de novembro e dezembro tem perda irreparável pois está com a metade do tamanho esperado e as espigas com pouca granação. Já o que for plantado a partir de agora poderá não sentir tanto as perdas, desde que volte a chover bastante nos próximos dias”.

Na quarta-feira saem os resultados dos exames para a suspeita do coronavírus em Morro Reuter

Em relação a Morro Reuter, a situação não é muito diferente.  Devido à temperatura ser mais baixa, a agricultura sofreu menos. “As lavouras de milho somam uma perda de 15% em média. Mas o nosso problema está sendo a falta de água para matar a sede dos animais. Os córregos estão praticamente parados e os açudes muito baixos. Na manhã desta sexta-feira, 31, deve acontecer uma reunião entre representantes do sindicato, Emater, prefeitura e agricultores para avaliar alternativas para a construção de novos reservatórios de água nas propriedades rurais. Se não resolver para este ano, pelo menos vai ajudar nos próximos”, conclui Pedrinho.

COMENTÁRIOS