Escolas da região se preparam para o retorno das aulas
10/02/2020 15:26 em Novidades

Região – Com as férias escolares se aproximando do fim, os municípios da Encosta da Serra finalizam os últimos preparativos para que as instituições recebam os alunos para o ano letivo de 2020. Entretanto, enquanto algumas obras estão sendo finalizadas, outras sequer começaram.

Nesta segunda-feira, 10, iniciaram as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Ivoti. Na última quarta-feira, 5, os pequenos de Lindolfo Collor voltaram das férias. Em Estância Velha, as aulas nas EMEI’s retornam no dia 17. Nos três municípios, as aulas no ensino fundamental retornam no dia 17 de fevereiro.

Reformas estruturais

Em Lindolfo, a Prefeitura está em processo de finalizar a construção de um muro de tela na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, além de um acesso para a calçada. A estrutura servirá para dividir o pátio onde as crianças brincam com a garagem que dá entrada à instituição e à Escola Municipal de Ensino Infantil Gente Miúda, que funciona nos fundos, na localidade de 48 Baixa.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Varlei de Paula, a obra vai resolver um problema recorrente na escola. “Este é um pedido dos pais, conselhos e vereadores, de no mínimo 12 anos. Além da qualidade no serviço, esta obra vai impactar muito na segurança dos alunos”, destacou de Paula. A obra deve seguir até o final da primeira quinzena de fevereiro.

Além disso, o município prepara uma obra de reforma completa da rede elétrica em algumas escolas de Lindolfo Collor, entre outras melhorias. Os trabalhos devem ocorrer ao longo do ano, e a prefeitura ainda está fazendo levantamento de orçamento para as licitações. “Estamos licitando a compra de mais de 54 computadores para as salas de informática, mas para isto precisamos realizar uma obra na rede elétrica. Ainda pretendemos pintar as escolas. E isto tudo vai ocorrer durante o período letivo”, destacou Martina Presser, secretária de Administração e Planejamento.

Presser ainda ressalta o motivo pelo qual a obra precisa ser feita o quanto antes. “As escolas atualmente tem rodízio para ligar o ar-condicionado. Se liga todos ao mesmo tempo, cai a luz. Elas foram sendo ampliadas a não foi pensado em melhorias na estrutura da rede elétrica”, finalizou.

Mais obras

Em Ivoti, mais serviços estão sendo feitos e programados para ocorrerem nos próximos dias nas escolas municipais. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Spohr, desde pinturas a reformas, além de limpezas, são realizadas no aguardo do retorno às aulas.

Na Escola 25 de Julho, em uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade escolar, está sendo realizada a pintura do prédio da instituição educacional, além da construção de mais uma escadaria no segundo andar da escola prevista no Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). Os trabalhos devem ser finalizados nos próximos dias. Já na Escola Ildo Meneghetti, além do projeto de reforma em um dos banheiros, será construído um passeio entre o ginásio e um dos prédios da escola.

Reforma de banheiros também deverá ser realizada na Escola 19 de Outubro, mas a licitação lançada pela prefeitura foi deserta, e as obras devem ocorrer junto ao período letivo, sendo finalizadas antes das férias de inverno. Ao todo, onze escolas do município passam por melhorias.

Ainda conforme a secretária, os investimentos vão desde a parte estrutural como também no quadro de servidores da pasta. “São cerca de R$ 350 mil investidos nas obras das escolas e no PPCI. Mas, além disso, estamos realizando formações com grupos de professores, merendeiras, gestores e todos os funcionários ligados à educação, porque nossa grande preocupação é com o pessoal”, destacou.

COMENTÁRIOS