Herval distribuirá kits de hidroxicloroquina, ivermectina e zinco
06/08/2020 08:57 em Novidades

 Na sessão da Câmara de terça-feira, dia 4, a secretária de Saúde, Adelaide Acker, anunciou que o município passará a distribuir o “Kit Covid”, que contém hidroxicloroquina, ivermectina e zinco, além dos outros já convencionais como antibióticos, analgésicos, antitérmicos e corticoides para o tratamento precoce contra o novo coronavírus.

Adelaide ressalta, porém, que os fármacos só poderão ser usados mediante prescrição médica. “Respeitamos cada profissional nos critérios usados, pois ainda não existe estudo científico”, explica, afirmando que, portanto, não é possível estender esse tipo de tratamento a nível populacional e que o uso precisa ser individual e muito bem orientado.

A secretária detalha que vários medicamentos estão sendo cogitados, principalmente para o tratamento precoce, mas que ainda não tem nada comprovado cientificamente. Ela destaca que profissionais da área estão acompanhando estudos clínicos e, que alguns, tem tido bons resultados. “Por isso temos que deixar claro que não nos posicionamos nem a favor, nem contra. Mas precisamos oferecer ferramentas para que nossos profissionais da linha de frente, os médicos, tenha a autonomia em poder estar prescrevendo o tratamento que eles julgarem ser o melhor para o paciente”, disse.

A prefeita Mara Stoffel (PDT), que também estava presente na sessão, frisou a fala de Adelaide: “para quem quiser usar, o médico terá que receitar”.

COMENTÁRIOS