Ivoti: Hospital São José pede ajuda financeira à comunidade e fala em “alta generalizada” nos custos
24/03/2021 09:43 em Novidades

Ivoti – O Hospital São José pediu doação para alguns amigos, para arrecadação de recursos financeiros por meio de uma conta bancária. Não era para ser uma campanha, segundo o hospital, porém acabou sendo divulgado em grupos do Facebook de Ivoti. O Diário teve acesso à mensagem, encaminhada pela unidade de saúde a algumas pessoas.

No texto, cuja origem foi comprovada, o hospital afirma que está “enfrentando a maior crise sanitária no meio de uma alta generalizada nos custos de materiais e medicamentos”, e que está trabalhando acima da capacidade operacional. Diz ainda que a unidade teve de ampliar a quantidade de leitos clínicos Covid e cinco leitos de ventilação mecânica, por não haver disponível no estado.

O hospital também diz que não há financiamento estadual para a manutenção dos leitos, e alerta para a falta de sedativos, e que o “custo dos mesmos aumentou exponencialmente por falta no mercado”. Ainda assim, informa que recebeu ajuda significativa da Prefeitura de Ivoti, comprando os sedativos e contratando equipes extras para abrir novos leitos.

Entre os itens que, segundo o São José, “sofreram aumento de demanda e preços abusivos”, estão oxigênio, equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais, resíduos, exames de imagem e laboratoriais, assim como outras despesas relativas aos atendimentos. “O hospital está assumindo compromissos que estão comprometendo a saúde financeira de nossa instituição”, reforça o texto.

Saiba aqui como doar

Doações podem ser feitas no Banrisul, agência Ivoti 0232, conta 06.000351.7.2. Na semana passada, o São José perdeu para a Covid-19 o técnico de Enfermagem, José Carlos Batista da Rosa, 49 anos, internado no Hospital Bom Jesus, de Taquara. Foi o segundo profissional de saúde falecido pelo coronavírus que trabalhava na unidade de saúde ivotiense.

COMENTÁRIOS