Você já ouviu falar do Agosto Lilás? Dois Irmãos na luta contra violência à mulher
07/08/2023 09:18 em Novidades

Dois Irmãos – Para promover a conscientização pelo combate a qualquer tipo de violência contra a mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Dois Irmãos, por meio da Coordenadoria da Mulher, organizou diversas atividades neste mês de agosto.
Com o slogan, Um mês, uma cor, uma luta, o Agosto Lilás, em Dois Irmãos, abre com a fala do Delegado da Polícia Civil, Felipe Borba, na Câmara de Vereadores do município, no dia 07 de agosto, às 18h45.
A programação segue, dia 15, com Roda de Conversa, com a estudante de administração, Maristela Malheiro Kohlarusch e com o bate papo, no dia 28, com a Soldado da Brigada Militar, Andressa Bernardes.
Dois Irmãos, desde 2017, conta com a Coordenadoria da Mulher. Criada com o objetivo de organizar ações destinadas à igualdade de gênero, promover articulação com diferentes órgãos governamentais e a sociedade civil, a coordenadoria também é um dos locais onde as mulheres podem receber orientação e encaminhar denúncias relativas à discriminação e à violência contra a mulher.
A coordenadora da Mulher, Claudete Fritzen, lembra que, durante o ano todo, a coordenadoria promove ações e está disponível para atender as mulheres vítimas de violência. Entre os principais programas e iniciativas estão o acolhimento e encaminhamento das mulheres para os serviços de atendimento do Município (CREAS, Assistência Social e Delegacia da Polícia Civil); aula de Krav-Maga (defesa pessoal); aula de artesanato e grupo reflexivo de gênero, destinado para os ofensores com medidas restritivas.
Claudete destaca que a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher é muito importante. “O trabalho de assistência e conscientização é permanente, pois diversas violações contra as mulheres persistem e precisamos acolher, encaminhar e discutir o assunto” disse a coordenadora.
A Coordenadoria da Mulher funciona no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que fica na Rua Novo Hamburgo, 1079, Bairro Primavera, junto a Praça Algemiro Fleck. Quem precisar de ajuda ou informações também pode ligar para o telefone da Coordenadoria (51) 3564-8879, ramal 355.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, também é possível utilizar os seguintes contatos: Central do Atendimento a Mulher no número 180, Brigada Militar 190, Delegacia de Polícia (51) 3564-1190 ou Whatsapp (51) 9 8543-7318.
Confira a programação completa:
Data: 07/08/2023 – 18h45
Fala na Tribuna – Delegado Felipe Borba
O Fenômeno da Violência de Gênero e a Relevância das Políticas Públicas pertinentes.
Local: Câmara Municipal de Vereadores Dois Irmãos – 18h45
Data: 15/08/2023 – 14 horas
Roda de Conversa – Maristela Malheiro Kohlrausch
Trabalhabilidade: O que é e como aplicar
Local: Instituto Olívia Fischer (Avenida São Miguel, 939, Sala 1, Centro)
Data: 28/08/2023 14h30
Bate Papo – Soldado Andressa Bernardes
Violência Doméstica
Local: Clube União (Avenida Porto Alegre, 2055, Bairro União)

COMENTÁRIOS